Cães de Esporte vs. Cães Reais

Cães de Esporte vs. Cães Reais

por Max Macedo março 10, 2020

By Christine Sonbergue & Pierre Wahlström 

Tradução e interpretação para o Português de Eugênio Gomes em 01/01/2010 do original ”SPORT DOGS VS REAL DOGS” 

O dois fundadores do canil Imzedrift; Pierre & Imze 

É comum entre os pastoreiros Alemães separarem os “cães de esporte” e os “cães reais”. Eu venho me perguntando, há muito tempo, onde está a diferença? Meu cão é um cão de esporte porque ele tem boas pontuações em competições? Meu cão é um cão real porque ele não tem? Se ele possui um forte impulso de caça, isto faz com que ele seja um cão de esporte? Ou ele é um cão real porque ele mostra agressão? Eu decidi perguntar para Pierre Wahlström! Pierre é um respeitado competidor a nível mundial. Competiu nove vezes no Campeonato Mundial da WUSV. Ele é também, um oficial capitão, instrutor de cães militares, instrutor de cães de busca de munições, juiz de provas de trabalho, figurante e criador de cães Pastores Alemães de trabalho. 

Christine: Você seleciona ambos os cães para o seu programa particular de criação, assim como, para o programa de criação militar sueco? Existe uma diferença nos cães de você seleciona? Se sim, quais são as diferenças? 

www.canilhausbyron.com.br eugeniogomes@acessa.com 

Pierre: A resposta é não. Nós usamos grande parte das linhas de sangue e cães que estão disponíveis. 

Christine: Existe uma diferença na seleção do seu cão de competição particular e de seu cão com propósito militar? Se sim, quais são as diferenças? 

Pierre: A resposta é não. Eu quero que meus cães funcionem como cães de competição e de serviço militar. 

Christine: Você vê diferenças entre um “cão de esporte” e um “cão real”? Se sim, quais são as diferenças? 

Pierre: Existem bons, médios e cães ruins. A diferença para mim é que, um cão que é usado somente para esporte, tem um bom impulso de luta, boas habilidades de localização e tem a habilidade de cooperar, mas, pode lhe faltar força em ambientes (segurança ambiental, na minha interpretação * ). O cão que é usado somente para serviços, tem bons impulsos de luta, boas habilidades de localização e é forte em ambientes, mas, falta-lhe a habilidade para cooperar. Ambos os cães, para mim, são cães médios. Nós podemos usar estes cães com o propósito de criação, mas, temos que ficar atentos onde estão às fraquezas para não sermos pegos de surpresa. O BOM cão, que nós gostaríamos / deveríamos usar em nossa criação, tem um bom impulso de luta, boas habilidades de localização, boa habilidade de cooperar e forte em ambientes. O cão ruim pode ser fraco em algum destes itens, mas, pode ser treinado por um bom treinador. Estes cães não devem ser utilizados em nossa criação. (Observem que os melhores treinadores raramente pegariam um cão destes, por razões lógicas ! ). 

Christine: Porque você acha que se tornou uma tendência separar “cão de esporte” e “cão real”? 

Pierre: Eu penso que estes “cachorreiros” são como comerciantes de cavalos… bons para encontrar argumentos de marketing. Eles classificam cães em diferentes categorias e, facilmente, rotulam seus cães / programas de criação. Estas pessoas tem pouco entendimento e conhecimento… Minha opinião é que, se eu rotulo o cão do outro competidor de “ser somente um cão de esporte”, e ao mesmo tempo, eu digo que o meu cão é “um cão real”, eu posso conseguir que mais pessoas se interessem pelo meu cão. Eu já estou cansado destas pessoas que tentam rotular os cães e colocá-los em diferentes categorias. São, principalmente, os machos quem são rotulados. Muito raramente escutamos estas declarações sobre as fêmeas, embora seja a mesma raça. Frequentemente, as pessoas pesam que os cães que agem como porcos sujos no campo de treino ( – dirty pigs – não consegui interpretar esta expressão * ) são os que nós deveríamos usar na criação. Eu usarei o exemplo 

www.canilhausbyron.com.br eugeniogomes@acessa.com 

dos meus próprios cães, deste modo, eu não tenho “rat” ( – rat – não consegui interpretar esta expressão * ) em outros… Eu tive cinco machos que foram muito usados como reprodutores. Destes cinco, dois machos tiveram a reputação de serem brutais e reais, e são estes dois que os criadores comentam. Eu sei qual dos cinco é o melhor. Eu tentei treinar quatro destes cinco (um deles estava velho para iniciar). O cão que mais tarde adquiriu a reputação de ser o mais brutal e duro, foi o que se aborreceu com o treinamento… O cão decidiu que, após o treinamento da minha “escola dominical”, não seria mais meu amigo. O outro continuou trabalhando. Uma importante habilidade para um bom cão de trabalho é a habilidade de pegar uma coisa negativa e colocá-la dentro de uma coisa positiva. Isto significa fazer o melhor após uma experiência negativa… Se eles não são capazes de fazer isto, nós temos que questionar suas habilidades para desenvolver a educação, sua “treinabilidade”. Eu não estou dizendo que estes indivíduos devam ser excluídos da criação, mas, novamente… observe isto para não ser pego de surpresa. 

Christine: Você tem algum outro comentário sobre este assunto? 

Pierre: Na criação de cães em geral, e, especificamente de Pastor Alemão, foi criado um ciclo vicioso muito difícil de sair fora dele. Esta é a dificuldade para um criador “normal” escolher bons indivíduos para os seus programas de criação, porque os sistemas de treinamentos e os treinadores ficaram muito avançados e muito bons. Uma maneira simples de separar e identificar os indivíduos para a criação, é dar uma olhada mais de perto de como eles farejam e como eles executam a seqüência de obediência. Dentro do mundo do Schutzhund, é mais interessante olhar para o trabalho de proteção. Quando a obediência começa, a multidão vai tomar uma cerveja ou um refrigerante. Quando eu digo dar uma olhada mais de perto no faro e na obediência, eu quero dizer NA competição e NÂO no treinamento. A verdadeira observação é mais difícil de ser feita observando o treinamento, porque muitos cães funcionam bem e são motivados no treinamento… Nós vemos também muitos cães que tem problemas em manter a velocidade e a intensidade durante toda a seqüência, e os treinadores usam muitos truques para manter os cães no ritmo. É importante não misturar os cães maus treinados que mostram impulsos e são “descontrolados”. Nós temos que olhar para os cães que estão trabalhando no impulso com precisão e velocidade e estão sob controle. Pessoas afins ao Schutzhund e cães de trabalho, desenvolvem dispositivos de treinamento, um após o outro, para sermos capazes de educarmos nossos cães. Mesas para que o cão fique de pé, diferentes colares para o cão usar, chapéus com bolas caindo, vestes com bolas no bolso, brinquedos que clicam, etc. Sem dúvida, estes não podem ser bons desenvolvimentos…? 

www.canilhausbyron.com.br eugeniogomes@acessa.com 

Eu darei agora, uma pequena descrição da minha profissão unida a um questionamento… Os últimos três anos, eu adquiri na minha profissão a oportunidade de trabalhar com um programa de criação sem igual. Junto com meus colegas com diferentes fundamentos, nós desenvolvemos Pastores Alemães com o propósito principal no exército e serviço policial. Nós tivemos em torno de trinta ninhadas por ano. Nós usamos fêmeas de linhas de sangue nórdicas e européias e são indivíduos de normal para bom. Estas fêmeas nós cruzamos com machos de competição ou serviço de civis ou particulares da Suécia e de todo o resto da Europa. Estes machos são indivíduos de normal para bom, vindos das tradicionais linhas de trabalho. Todo macho é cruzado com três fêmeas diferentes. Os filhotes são levados para “pessoas normais”, que mantêm e cuidam dos cães até dezesseis meses de idade. 

Eles não são treinados e nem estimulados em luta ou caça durante este período. Eles somente são levados a diferentes ambientes, vivendo como cães de família. Então eles voltam para nós (todos eles!) para serem testados. Este teste é feito somente por mim. Isto é feito para prevenir julgamentos diferentes ou irregularidades nos testes. 

O teste é EXATAMENTE o mesmo para todos os indivíduos. Agora, nós podemos ter um quadro individual muito bom de como eles realmente são, e também podemos ter um quadro muito bom das diferentes linhas de trabalho, as virtudes, as fraquezas etc. Eu posso dizer que nós temos tido muitas surpresas (boas e más) de algumas linhas muito conhecidas. Pense nisto: algumas vezes nós vimos bons cães reais de serviço em campeonatos mundiais etc, no topo da lista de resultados, e outras vezes, nós vimos cães de competição fazendo um bom trabalho no exército ou na polícia. Esta deveria ser uma boa prova de que a declaração de “cão de esporte” ou “cão real” é inexato e completamente errado! Um bom Pastor Alemão é um cão para qualquer programa de criação. Este cão deveria ser usado. Não o resto! 

Saudações esportivas. 

Pierre Wahlström. 

* comentários do tradutor e interprete do texto. 

www.canilhausbyron.com.br eugeniogomes@acessa.com 

Social Shares

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *